quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dizimo - Obrigacão Cristã ou Monetarizacão da Igreja

Caros amigos,
Primeiramente gostaria de deixar claro que não tenho nada contra as pessoas que decidem pagar o seu dizimo a esta ou aquela denominacão.
O que eu sou viementemente contra é a mensagem propagada na maioria das Igrejas: Sem o pagamento do Dizimo, não há salvacão.
Eu vejo o Dizimo como uma contribuicão VOLUNTARIA para que as atividades da Igreja possam ser financiadas. Não muito diferente das contribuicões partidarias (Partido Politicos).
E o que é pior: Os partidos Politicos são fiscalizados em relacão ao fluxo de dinheiro (Ou pelo menos deveriam ser de acordo com a legislacão) e já as Igrejas do Brasil, ou melhor os Pastores não tem a obrigacão legal de prestar contas do destino que o dinheiro arrecadado tem.

O argumento:

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênção sem medida."  Malaquias 3:10

É indiscutivel que Deus ordenou o pagamento de Dizimos na lei dada atravé de Moisés (Levitico 27:30-33; Numeros 18:21-32; Deuterenômio 12:1-19 e 26:12-15). Nenhum estudante da Biblia pode negar isso.

Agora, o principio basico do Cristianismo é que todas as pessoas hoje em dia vivem sob a autoridade de Cristo, como foi revelada no Novo Testamento (Mateus 28:18-20; João 12:48; Atos 17:30- 31). Sua vontade entrou em vigor depois de sua morte (Hebreus 9:16-28). Estes fatos nos ajudarão a entender as passagens do Novo Testamento, a respeito do dízimo.
O livro de Hebreus fala do dízimo, para mostrar a superioridade do sacerdócio de Jesus, quando comparado com o sacerdócio levítico da Velha Lei (Hebreus 7:1-10). Esta passagem não está ordenando o dízimo para hoje em dia. De fato, o mesmo capítulo afirma claramente que Jesus mudou ou revogou a lei de Moisés (Hebreus 7:11-19). O dízimo não é ordenado na lei de Cristo, que é o Novo Testamento.
Ao pregar que a Biblia ordena o pagamento de Dizimos, um Pastor está tambem indiretamente dizendo que todos nós temos que guardar os Sabados, sacrificar animais, ser circuncisado e até mesmo condenar a pena de morte os filhos rebeldes.

O Rei dos Reies, veio a esse mundo em pobreza e nunca precisou de grandes templos, Canais de televisão ou Emissoras de Radio para propagar a verdade Divina. Nunca cobrou salario nem criou um plano de carreira entre os seus discipulos. Pense nisso na proxima vez que for entregar o seu envelope mensal.

Que a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos.

Referências do texto de Dennis Allan no http://www.estudosdabiblia.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário